segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Etiqueta: Como "montar" uma bela mesa

Você marcou um almoço/jantar em casa e não sabe o que e como fazer..."Receber" (BEM!!!!) pessoas em nossas casas nem sempre é tão simples quanto parece, por isso é muito importante saber o básico, para que você passe uma boa impressão e deixe esse encontrinho com gosto de quero mais!!!

Antes de tudo, o ideal é que se defina qual será o "tom" dessa reunião, mais formal ou informal. Definida essa parte é necessário prestar atenção a alguns detalhes, como por exemplo, disponibilidade de espaço para acomodar os convidados, orçamento e tempo de organização disponíveis e se você terá ajuda externa (garçons, chef e etc).

Existem três tipos de serviço para receber: a francesa, a inglesa e a americana.

Receber a francesa: é o tipo de serviço mais formal e por consequência o mais elegante. É muito indicado para ocasiões com mais "cerimônia". É necessário uma equipe de atendimento bem treinada, já que nesse caso é de praxe que ninguém levante da mesa durante a refeição. Então se a idéia é receber a francesa pense bem...Atenção aos detalhes e ao serviço, que devem ser impecáveis.

Receber a inglesa: esse tipo de serviço é elegante e prático. É indicado para eventos e restaurantes. Segue muitas regras da forma de servir a francesa, como por exemplo, a forma de servir alimentos (pela esquerda) e bebidas (pela direita) e retirar e colocar pratos e talheres (ambos pela direita).
Como podemos ver, esse serviço exige certa formalidade. Dessa forma, repito meu conselho anterior...Atenção aos detalhes e ao serviço, que devem ser impecáveis.

Receber a americana: Ideal para ocasiões descontraídas, esse tipo de serviço é o mais prático e o que proporciona maior liberdade. Não existem tantas regras, e os convidados podem se servir livremente. É importante lembrar que nesse tipo de serviço, seus convidados ficarão completamente a vontade, muitas pessoas farão a refeição fora da mesa, em pé, então o ideal é pensar em um cardápio de fácil manuseio, sem a utilização de facas.

Arrumação da mesa: Pode ser completa (imagem) ou os talheres podem ser trazidos de acordo com os pratos que serão servidos.
DICA: Os talheres são usados na ordem de fora para dentro. Essa disposição indica a sequência de pratos que serão servidos, por exemplo, o primeiro prato se come com o primeiro par de talheres colocado mais para fora.


Imagem retirada da internet.


Fonte: Pequeno Livro de Etiquetas, Ana Vaz, editora Verus.

Agora é só escolher o serviço que melhor se adeque ao seu "evento" e mãos a obra!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário