quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sua Casa: Ergonometria aplicada em salas

Dos ambientes de uma casa, a sala é o mais disputado, seja pelos moradores ou por suas visitas, por isso é muito importante a elaboração de um layout de qualidade a fim de deixar esse espaço mais aconchegante e acolhedor.

Antes de qualquer coisa é preciso que se tenha noção das medidas mínimas e máximas do ambiente, pois a partir daí é que será definida a disposição do mobiliário e que tipo de layout seguir. Além disso, é necessário que se faça um levantamento das atividades que nele será realizado.  Cada atividade requer uma necessidade diferente e peças de mobiliário que as atendam.

Móveis muito grandes e desproporcionais podem deixar a idéia de aperto trazendo a sensação de que o lugar é menor do que parece. Móveis proporcionais dão idéia de ambientes organizados.

Se você não conta com ajuda profissional (arquiteto ou design de interiores) para te auxiliar nessa hora, uma boa dica é você mesmo tentar dimensionar o mobiliário dentro do espaço, marcando no piso (com fita crepe ou giz) as medidas dos móveis que você gostaria de utilizar.

É importante lembrar que esses móveis terão largura e profundidade então tente pensar neles como uma peça em 3D, imaginando sua proporção no ambiente.

Quando os espaços são bem resolvidos, os móveis são bem distribuídos, e assim pode-se circular com liberdade e conforto.

Segue algumas dicas de dimensionamento de móveis e espaços:

  • Numa sala o espaço que deve ser deixado em volta da mesa de centro é de no mínimo 60 cm;
  • Sofás precisam ter no mínimo 75 cm com assento livre;
  • Cadeiras devem ter no mínimo 45 cm de profundidade;
  • A medida mínima para uma poltrona confortável deve ser de 75 cm;
  • Se no local onde estão dispostos sofás e poltronas for de passagem o ideal é que se tenha pelo menos 80cm
A essas medidas devem ser adicionado a distancia mínima necessária para circulação entre móveis.
Algumas fotos para ilustrar:

 

Fotos retiradas da internet.

Fonte: Projetando Espaços Residenciais (Miriam Gurgel)

Nenhuma das fotos utilizadas neste post pertence à Espaço Interiores. Se algumas dessas fotos for sua e você desejar sua remoção favor enviar um e-mail para: fabianaalc.projeto@hotmail.com que iremos retirar do ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário