sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ergonometria: Saiba como usar essa ciência em seus projetos!

A dúvida de muitas pessoas ao mobiliarem suas casas é quanto às medidas do espaço em questão com relação aos armários e mobiliário que ali serão executados. Na arquitetura e design de interiores existe uma técnica muito eficaz que pode nos auxiliar na distribuição correta do mobiliário em nossas casas:

"A ergonometria é a ciência que combina as características físicas do corpo humano, a fisiologia e fatores psicológicos, a fim de incrementar a relação existente entre o meio ambiente e seus usuários." (retirado do livro "Decorando Espaços Residenciais" de Miriam Gurgel.)

Traduzindo: A ergonometria é utilizada para tornarmos nossos ambientes mais funcionais criando uma atmosfera que garanta relaxamento e comodidade de movimentos sem perigo
Freqüentemente recebo clientes com essas dificuldades, por isso resolvi fazer esse post auxiliando e mostrando dicas do emprego da ergonometria em alguns ambientes da casa. Iniciaremos esse estudo com a cozinha.

A cozinha é um ambiente onde as pessoas passam varias horas do dia, onde cozinham e conseqüentemente lidam com fogo, objetos pontiagudos e por isso necessitam de segurança.
Dessa forma é preciso observar a distância entre bancadas e armários superiores bem como mesas de refeição rápida. Devemos observar também a altura das bancadas e a posição dos eletrodomésticos de forma a facilitar o uso desse espaço. Existem algumas medidas que são sugeridas tanto por profissionais (arquitetos e design de interiores) como por lojas de armários, para que tragam maior conforto na utilização da cozinha. Algumas medidas são quanto:

  • A altura da mesa de refeição: cerca de 0.75 cm (do chão à parte superior do tampo);
  • A altura dos armários superiores deve ser de cerca 1.50 cm (do chão à parte debaixo do armário);
  • A distância entre bancadas  deve ser entre 0.70 e 0.80 cm, sendo essas medidas suficientes para circulação. Se a cozinha tiver uma saída para área externa da casa ou de serviço, o ideal é deixar entre 0.90 a 1.00 cm para o caso de ser necessária a passagem de algum eletrodoméstico ou objeto maior.
  • A altura final das bancadas de trabalho deve ser de 0.90 cm por cima;
  • Cuidado ao colocar armários acima da geladeira, é sempre importante observar a funcionalidade e acesso desse espaço.
  • De prioridade a utilização de gavetões ao invés de portas nos armários da cozinha. Os gavetões proporcionam melhor acesso e visibilidade dos objetos guardados, além de serem mais modernos e sofisticados.
  • É importante escolher corretamente também os revestimentos tanto de piso quanto de parede, lembrando sempre que a cozinha é um local com grande concentração de gordura e deve ser lavada com certa freqüência e não pode ser passível de acidentes por escorregões.
  • A iluminação é outro ponto que deve ser observado. Uma iluminação boa e eficaz pode evitar acidentes. Ela pode ser usada também na parte inferior dos armários superiores iluminando assim toda área de trabalho.
Algumas imagens para ilustrar:



                                                       
Imagens retiradas da internet.
Conteúdo retirado do livro: "Decorando espaços residenciais", autora: Miriam Gurgel.


Nenhuma das fotos utilizadas neste post pertence à Espaço Interiores. Se algumas dessas fotos for sua e você desejar sua remoção favor enviar um e-mail para fabianaalc.projeto@hotmail.com que iremos retirar do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário